A Família Conte é mais uma história inspiradora de uma relação de trabalho, cooperação e parceria com a Copérdia. Essa trajetória começou com o senhor Tranquilo Domingos Conte (produtor de suínos e leite) em Linha Lajeado Guilherme, interior de Concórdia. A esposa Lurdes Menegati Conte lembra com emoção como foi o início da relação do casal com a Copérdia. “Iniciamos a atividade com a produção de suínos. Após um tempo, também passamos a trabalhar com leite. Foram cerca de 38 anos de relação com a Copérdia”, relata. Tranquilo Domingos Conte partiu no dia 24 de setembro de 2016, mas deixou um legado de trabalho, honestidade e muita dedicação.
O casal Conte tem três filhos: Roselaine, Silvonei e Edilene e cinco netos: Emanuela, Ana Clara, Samuel, Ezequiel e Caetano. “Nossa relação com a Copérdia foi sempre muito boa. Nos abriu muitos horizontes. Conseguimos crescer na atividade”, lembra dona Lurdes. O senhor Tranquilo trabalhava com o ciclo completo e conquistou muitos prêmios durante a sua caminhada. Dona Lurdes conta que o casal gostava das atividades do campo. “Era muito bom. Sempre gostamos daquilo que fazíamos. Pelo meu marido, jamais teríamos saído da propriedade. Mesmo estando com problemas de saúde, ele pensava em retomar à atividade”, acrescenta.
Um dos diferenciais da Copérdia tem sido a assistência técnica prestada ao produtor. As orientações têm sido essenciais para o desenvolvimento das atividades. No caso da família Conte, não foi diferente. Lurdes Menegati Conte lembra que a parceria com a cooperativa foi decisiva para que a família atingisse os melhores resultados nas atividades de suinocultura e bovinocultura de leite. “Sempre tivemos uma boa assistência da Copérdia , com incentivos e muito auxílio nos nossos negócios. A cooperativa sempre esteve conosco”, comenta.
Um dos filhos do Casal Conte, Silvonei Conte, atua desde 2002 na Copérdia. Ele começou como estagiário na Central de Inseminação. Depois, trabalhou no setor de pesagem de leitão. Atualmente, Silvonei é Gerente Regional.”O fato de ter meu filho trabalhando na Copérdia nos torna ainda mais próximos da cooperativa. É uma relação muito mais forte. Agradeço à Copérdia por tudo o que ela ajudou a minha família, desde os tempos antigos, com a assistência, oportunidade de produzir leite e suínos, e ainda agora por ter a oportunidade do meu filho estar trabalhando e se desenvolvendo, criando a sua família,” explica dona Lurdes.
O Gerente Regional da Copérdia, Silvonei Conte, destaca a gratidão por toda a história que sua família construiu. “Só tenho a agradecer à Copérdia. Desde que eu era criança, passei a ter uma relação de muita afinidade com a cooperativa. Lembro que, na época, o técnico que atendia a nossa família era Airton Biazi. Eu olhava para ele e imaginava que um dia eu seria igual a ele. Com apoio da família, apoio dos Coperados por onde eu passei, apoio e crédito dos colegas de trabalho, sempre fui superando os desafios e dificuldades, consegui estudar e construir uma carreira dentro da cooperativa. Reconheço que sempre ofereci o máximo de mim por onde passei, mesmo as vezes cometendo erros, mas sempre fazendo o melhor”, sublinha. “As pessoas na Copérdia sempre me apoiaram e me oportunizaram para o crescimento, e reconheço também que só estou nesta cooperativa que admiro tanto, porque por onde passei, alguém sempre acreditou em mim, me oportunizou para o crescimento, tanto profissional e como ser humano, onde procuro no dia a dia ser melhor com as pessoas que me relaciono”, finaliza.