Ecopérdia

A Copérdia desenvolve ações de proteção e preservação ao Meio Ambiente. São programas voltados aos associados que desenvolvem atividades agrícolas e agropecuárias com as unidades da cooperativa. Entre as atividades estão:

• Licenciamento Ambiental e Boas Práticas ambientais aplicadas a todas as unidades da Copérdia;

• Licenciamento Ambiental e Boas práticas ambientais na suinocultura e bovinocultura;

• Assistência técnica no tratamento de dejetos;

• Recolhimento de resíduos de saúde animal nas propriedades dos associados, pelo Programa Coleta Segura;

· Logística reversa de embalagens vazias de agroquímicos.

· Utilização de madeira/lenha de reflorestamento.

· Usina fotovoltaica;

Programa Coleta Segura

Implantado em 2014, o Programa Coleta Segura consiste em recolher frascos e resíduos de vacinas, medicamentos e saneantes gerados nas propriedades rurais assistidas pela cooperativa. Estão envolvidos no projeto os setores de suinocultura, bovinocultura de leite, aves e agropecuárias.

O Departamento Ambiental da Copérdia trabalha para
atender as condições de armazenagem, coleta, transporte, tratamento e destino final dessas embalagens. Os resíduos são recolhidos por uma empresa especializada em  ecolhimento e destinação correta dos resíduos.

No ano de 2023 foram coletadas cerca de 28 toneladas de resíduos, em 9 anos de atuação do programa, esse número chega a 200 toneladas. Resíduos estes que anteriormente ao programa tinham destinação incerta.

Recolhimento de Embalagens vazias de agroquímicos

Cumprindo com seu dever, no ato da venda de defensivos agrícolas a cooperativa repassa orientações aos associados e clientes, assim como emite um receituário agronômico com dados sobre o correto uso do produto, o uso de EPI’s, o correto processo de tríplice lavagem e destinação final da embalagem vazia, que é devolvida pelo produtor na loja agropecuária aonde o produto foi adquirido.

Nas lojas agropecuárias da Copérdia as embalagens são armazenadas em depósitos adequados e através da logística da cooperativa destinadas a postos credenciados. As embalagens vazias de agroquímicos são considerados resíduos perigosos e apresentam risco de contaminação humana e ambiental, se descartadas de forma incorreta.

Projeto Tampinha Voluntária

O projeto Tampinha Voluntária implantado na Copérdia é uma extensão de apoio ao Projeto de origem na Fundação Aury Luiz Bodanese, que tem por objetivo a logística reversa de tampas plásticas, tampinhas que pelo tamanho pequeno as vezes passam despercebidas pelo chão, feitas de material primário de boa qualidade e por isso tem valor agregado no mercado da reciclagem.

A oportunidade de recolher e dar um destino ambientalmente correto trás também uma chance de colaboração social. Hoje o projeto conta com pontos de recolhimento nas unidades de Concórdia, com intenção de expansão para as demais unidades, onde podem ser depositadas qualquer tipo de tampa plástica, exceto agrotóxicos, como por exemplos: tampas de garrafas pet, potes de alimentos, de produtos de higiene e qualquer outra sendo plástica.

Não podem ser destinadas a estes coletores, tampas metálicas. As tampinhas são posteriormente vendidas a empresas de reciclagem para arrecadação de fundos que incentivam ações benefi­centes.

O apoio ao projeto iniciou em maio de 2022 e percorre por tempo indeterminado. Entendemos que essa ação incentiva o ciclo do plástico o qual passará por todo o processo de reciclagem transformando-se em um novo produto.

Utilização da Lenha de Reflorestamento

A Copérdia se preocupa também com a responsabilidade em utilizar recursos que não comprometem as espécies nativas da região. Toda a lenha consumida em caldeiras, secadores e na Usina de Tratamento de Madeira é originada de reflorestamento.

No ano de 2023 foram adquiridos de associados 5.508,585 metros estéreos de madeira de eucalipto roliça, 236,30 metros cúbicos de madeira serrada de eucalipto e 194,277 metros cúbicos de madeira serrada de pinus. Comercializadas foram um volume de 9.533,34 metros estéreos (ou 6.101,34 m³) de eucalipto (roliço) e cerca de 285,761 metros cúbicos de madeira serrada entre pinus e eucalipto.

Usina fotovoltaica

A Copérdia possui estrutura própria para geração de energia renovável, uma usina fotovoltaica com capacidade de geração instalada de 2 MW. Energia limpa, que vem atendendo parte da alta demanda em energia dos processos da cooperativa, diminuindo a emissão de gases que provocam o efeito estufa, assim contribuindo com a preservação dos recursos naturais. Essa produção atende cerca de 15% da demanda total da cooperativa, a geração é distribuída para diversas filiais intercalando o recebimento da energia.

A energia solar teve sua procura impulsionada nos últimos anos, por ser uma fonte abundante, inesgotável, gratuita e limpa. É um investimento de valor econômico alto, com retorno a longo prazo, mas vantajoso pensando no futuro da cooperativa e na nossa “pegada” ambiental deixada.


Propriedade Rural Sustentável Aurora

O programa tem por objetivo certificar e bonificar os produtores cooperados que atendam os critérios de avaliação nos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Esse  programa agrupa diversos programas de capacitação rural que buscam incentivar os cooperados a trabalhar em prol a sustentabilidade de suas cadeias de produção, principalmente nos negócios de suínos, aves e leite.

Após árduo trabalho de melhoria contínua na propriedade desenvolvido pelos produtores e técnicos da cooperativa a propriedade se torna apta a ser indicada para a  certificação. A indicação é feita pela cooperativa à
Aurora, assim se a avaliação atingir a pontuação dos parâmetros exigidos os produtores são escritos no programa e passam por auditorias, os eixos avaliados através de um check list pré determinado levam em considerações aspectos econômicos, social e ambiental.

O produtor com a pontuação necessária recebe o certificado de Propriedade Rural  Sustentável Aurora (PRSA) e poderá receber bonificações.

Política de Sustentabilidade

Clique no botão a seguir para acessar nossa política de sustentabilidade: