Ações Ambientais

Tudo o que a Copérdia é vem do campo. Essa consciência é fundamental para a sustentabilidade de negócios que dependem muito dos recursos naturais.

Quando se trata de preservação ambiental não adianta apenas acreditar e concordar, é preciso agir. A Copérdia desenvolve projetos e dá o exemplo com boas práticas no dia a dia.

– Coleta Seletiva do Lixo: A Copérdia desenvolve um programa de coleta seletiva do lixo para conscientizar cooperados e funcionários sobre a importância dessa prática.

A cooperativa prega que o cuidado com a preservação do ambiente é uma responsabilidade da família e defende o manejo correto do lixo orgânico e separação e/ou reutilização dos materiais recicláveis.

– Projeto Cisternas: Reaproveitar a água da chuva é uma medida eficiente para evitar a falta da água, que é grande nas atividades agropecuárias. A Copérdia incentiva a construção de cisternas e disponibiliza recursos para a implantação do sistema.

– Recolhimento de Embalagem de Agrotóxicos: Nas unidades da Copérdia há uma estrutura adequada para o recolhimento das embalagens. Em todo o processo de venda da linha de agrotóxicos são repassadas orientações sobre a correta utilização do produtos e destino de embalagens.

– Boas Práticas Ambientais na Suinocultura: A cooperativa auxilia na realização de estudos de viabilidade para Licença Ambiental Prévia e também para a instalação, construção e operação da atividade.

 

A Copérdia incentiva que os suinocultores respeitem as áreas permanentes, preservem a diversidade da fauna, flora e cursos de água.

– Utilização de Lenha de Reflorestamento: Saber usar os recursos sem destruir as reservas florestais e preservar as espécies nativas da região são preocupações da Copérdia. Toda a lenha consumida para o aquecimento de caldeiras e para a alimentação dos silos secadores de cereias são de origem de reflorestamento.