Ações Ambientais

A Copérdia desenvolve ações de proteção e preservação ao Meio Ambiente. São programas voltados aos associados que desenvolvem atividades agrícolas e agropecuárias com as unidades da cooperativa. Entre as atividades estão:

• Licenciamento Ambiental e Boas Práticas ambientais aplicadas a todas as unidades da Copérdia;

• Licenciamento Ambiental e Boas práticas ambientais na suinocultura e bovinocultura;

• Assistência técnica no tratamento de dejetos;

• Recolhimento de resíduos de saúde animal nas propriedades dos associados, pelo Programa Coleta Segura;

· Logística reversa de embalagens vazias de agroquímicos.

· Utilização de madeira/lenha de reflorestamento.

· Usina fotovoltaica;

Programa Coleta Segura

Implantado em 2014, o Programa Coleta Segura consiste em recolher frascos e resíduos de vacinas, medicamentos e saneantes gerados nas propriedades rurais assistidas pela cooperativa. Estão envolvidos no projeto os setores de suinocultura, bovinocultura de leite e agropecuária. Os frascos recolhidos têm o tratamento e destinação final adequada. O objetivo é regularizar as propriedades rurais associadas à cooperativa de acordo com a legislação ambiental, segundo a Lei Federal 12.305/10 que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

O Departamento Ambiental da Copérdia trabalha para atender as condições de armazenagem, coleta, transporte, tratamento e destino final dessas embalagens. Os resíduos são recolhidos por uma empresa especializada em recolhimento e destinação correta dos resíduos.

No ano de 2020 foram coletadas cerca de 20,5 toneladas de resíduos, em 7 anos de atuação do programa, esse número chega a 108 toneladas. Resíduos estes que anteriormente ao programa tinham destinação incerta.

O setor ambiental acredita que a questão cultural e hábitos diários das pessoas são fatores que devem ser trabalhados para que o número de propriedades que destinam seus resíduos de saúde animal de forma correta aumente. O programa atua com todos os associados que desenvolvem atividades de suinocultura e bovinocultura de leite, além de clientes das lojas agropecuárias, trabalhando constantemente a educação ambiental no campo, através da assistência técnica.

Recolhimento de Embalagens vazias de agroquímicos

Cumprindo com seu dever, no ato da venda de defensivos agrícolas a cooperativa repassa orientações aos associados e clientes, assim como emite um receituário agronômico com dados sobre o correto uso do produto, o uso de EPI’s, o correto processo de tríplice lavagem e destinação final da embalagem vazia, que é devolvida pelo produtor na loja agropecuária aonde o produto foi adquirido.

Nas lojas agropecuárias da Copérdia as embalagens são armazenadas em depósitos adequados e através da logística da cooperativa destinadas a postos credenciados. As embalagens vazias de agroquímicos são considerados resíduos perigosos e apresentam risco de contaminação humana e ambiental, se descartadas de forma incorreta.

Utilização da Lenha de Reflorestamento

A Copérdia se preocupa também com a responsabilidade em utilizar recursos que não comprometem as espécies nativas da região. Toda a lenha consumida em caldeiras, secadores e na Usina de Tratamento de Madeira é originada de reflorestamento.

Atualmente a cooperativa possui uma área própria reflorestada de 41 hectares, com pinus e eucalipto. No ano de 2020 foram adquiridos de associados 10.508,00 metros stérios de madeira de eucalipto roliça, 260,00 metros cúbicos de madeira serrada (pinus) e 160,00 metros cúbicos de madeira serrada (eucalipto), totalizando um processamento de 10.508,00 metros stérios de Eucalipto roliça, e 420,00 metros cúbicos de madeira serrada, todas oriundas de florestas plantadas.

Usina fotovoltaica

Produção e energia renovável, usina fotovoltaica com geração de 205 MWH/mês de capacidade. Energia limpa, que vem beneficiando a alta demanda em energia dos seus processos da cooperativa, contudo a geração de energia limpa diminui a emissão de gases que provocam o efeito estufa, e assim estamos contribuindo com a preservação dos nossos recursos naturais.

A energia solar teve sua procura impulsionada nos últimos anos, a fonte abundante, inesgotável, gratuita e limpa são suas principais vantagens. Um investimento de valor econômico alto, retorno a longo prazo, mas vantajoso pensando no futuro da cooperativa e na nossa “pegada” ambiental deixada.