Cooperjovem

O Cooperjovem é um Programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCESC) e sua abrangência é nacional. O projeto foi criado no ano de 2000 e permitia que as escolas pudessem complementar a grade curricular com conteúdos que vinham de encontro às necessidades regionais, tudo isso seguindo o que determina a Lei de diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Na Copérdia o Cooperjovem foi lançado no ano de 2010, viabilizando o estudo do cooperativismo. O objetivo do programa sempre foi disseminar a cultura e os valores da cooperação, por meio de atividades educativas. Nesses 11 anos a Copérdia formou mais de 40 professores. Desenvolveu esse trabalho nas escolas: Francisco Maciel Bageston, de Paial, Professor Mansueto Boff, de Concórdia, Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba (Nuperajo), EEF Professora Neusa Bernardina Marques, de Itá. 

Buscando trabalhar sempre com educação cooperativa tendo o
professor como foco, a Copérdia realizou no ano de 2017, 2018 e 2019 o Fórum de Educação Cooperativa, e de forma online em 2020 e 2021. Teve como objetivo a troca de experiências entre as escolas e levou conhecimento e informações na área da educação aos professores das escolas parceiras da Copérdia no programa Cooperjovem e da comunidade escolar em geral. Diante do cenário decorrente da Pandemia do COVID-19, no ano de 2021 o Programa passou por uma readequação e adotou uma nova metodologia, agora temos o JCC Game – Jovens Cooperativistas Catarinenses.