Núcleos Femininos

O Projeto Núcleos Femininos é um dos principais trabalhos sociais da Copérdia, desenvolvido desde 1988. O objetivo é valorizar as associadas e esposas e filhas de associados da cooperativa, além de oferecer capacitação por meio de palestras e cursos direcionados às demandas do meio rural, bem como promover a formação de lideranças femininas atuantes.

Atualmente o projeto conta com 89 grupos ativos, presentes em 28 municípios da área de atuação da Copérdia, nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, atendendo mais de 4.500 mulheres por ano em atividades presenciais, realizadas em cada núcleo.

Mais de 800 mulheres associadas já exerceram o cargo de liderança através do Projeto Núcleos Femininos, participação esta que é validada pela Copérdia, em que em seu próprio Estatuto Social prevê, valida e incentiva esta atuação.

O principal resultado obtido em mais de três décadas de trabalho foi uma participação mais efetiva das mulheres nas atividades da Copérdia, bem como presença nos Conselhos, assembleias e no quadro social da cooperativa.

O Projeto Núcleos Femininos Copérdia já foi premiado nacionalmente em três oportunidades:
– 2011: Prêmio Mérito Syngenta, em São Paulo;
– 2012: 3º Lugar no Prêmio Cooperativa do Ano, em Brasília;
– 2020: 2º Lugar no Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, em Brasília.