Núcleos Femininos

O Projeto Núcleos Femininos é um dos principais trabalhos sociais da Copérdia, desenvolvido desde 1988. O objetivo é valorizar as associadas e esposas e filhas de associados da cooperativa, além de oferecer capacitação por meio de palestras e cursos direcionados às demandas do dia a dia no meio rural, bem como promover a formação de lideranças femininas atuantes.

Atualmente o projeto conta com 92 grupos ativos, presentes em 24 municípios da área de atuação da Copérdia, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, atendendo mais de 4.500 mulheres por ano em atividades presenciais, realizadas em cada núcleo.

Mais de 700 mulheres associadas já exerceram o cargo de líder feminina através do Projeto Núcleos Femininos, participação esta que é validada pela Copérdia, que em seu próprio Estatuto Social, que prevê, valida e incentiva esta atuação.

O principal resultado obtido em mais de três décadas de trabalho foi uma participação mais efetiva das mulheres nas atividades da Copérdia, seja com a presença nos Conselhos, assembleias ou no quadro social da cooperativa.

O Projeto Núcleos Femininos Copérdia já foi premiado nacionalmente em três oportunidades:
– 2011: Prêmio Mérito Syngenta, em São Paulo;
– 2012: 3º Lugar no Prêmio Cooperativa do Ano, em Brasília;
– 2020: 2º Lugar no Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, em Brasília.

* Em 2020, em função da pandemia, o Projeto não pode executar as mais de 200 atividades presenciais que estavam programadas. Mas de uma forma inédita, passou a promover encontros por meio das plataformas virtuais: foram realizados quinze vídeos que juntos ultrapassaram a marca de 15 mil visualizações. Todos os vídeos estão disponíveis no Canal do YouTube da Copérdia. Cliqui aqui para acessar o canal.