História

A história da Copérdia começa a ser escrita na década de 60, quando 30 agricultores que já faziam parte da Associação Rural, decidiram crescer e mudar a vida dos produtores rurais. Em 5 de setembro de 1967 ocorreu a reunião que deu origem à Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia, a Copérdia. 

Na primeira década da Copérdia o cultivo de grãos era a principal atividade agrícola. Os produtores viram no cooperativismo a oportunidade para organizar o sistema produtivo, principalmente para o fornecimento de insumos, e resolver as dificuldades para armazenamento e comercialização dos produtos. Neste período a Copérdia foi comandada por Ivo Frederico Reich (1967- 1971), Ricieri Martello (1971-1977) e João Andreatta de Souza (1977-1980).  

Os anos 80 foram um período de crescimento. Odacir Zonta (1980 -1995) teve o desafio de fazer a Copérdia trilhar um caminho com as próprias pernas. Mais independente das atividades da agroindústria privada, a cooperativa se mostrou uma alternativa para fomentar a produção de suínos e aves, além de se tornar uma balizadora de preços. 

Nessa década a Copérdia começou a fomentar o crescimento da produção de leite e se associou à Aurora, fortalecendo a suinocultura e a fábrica de ração. Atualmente, é uma das principais fornecedoras de suínos para a Cooperativa Central.  

A partir dos anos 2000 o cooperativismo passou por uma reciclagem e se intensificaram na Copérdia as mudanças iniciadas no comando de Neivor Canton (1995-2007). A cooperativa passou a ter uma gestão mais enxuta e olhar para outros horizontes.

Em 2007, Valdemar Bordignon (2007-2018) implantou a política das gerências de negócios, setores com atribuições claras e autonomia de trabalho aos profissionais. Em 2013, a Copérdia expandiu os negócios, incorporando a Coperio, e conseguiu se tornar a segunda maior cooperativa do ramo agropecuário de Santa Catarina. 

O desafio do atual presidente, Vanduir Martini, é liderar a equipe que trabalha para aproximar-se cada vez mais do produtor. Tudo isso para dar a ele condições de gerenciar o próprio negócio, além de levar tecnologia e qualidade de vida para o campo.

A Copérdia cresce, mas não deixa de investir e acreditar no associado, que é a essência dessa história.

Nossos Números
+17.000
cooperados
+1.300
colaboradores
+200
municípios de atuação
+250
milhões de
litros de leite
+170
mil leitões
+200
mil toneladas
de grãos