Tudo indica que o cultivo de soja deverá crescer na próxima safra. Além da valorização do preço, muitos produtores estão com receio de apostar no milho, devido às perdas causadas pela cigarrinha na safra passada. O que não faltam no mercado são opções com a oferta de sementes. Mas você sabe o que deve observar na hora da escolha?

A engenheira agrônoma responsável pela Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Copérdia, Franciely Moschen, diz que além da relação comercial, é importante avaliar o atendimento e o suporte técnico. “Temos a preocupação de aliar uma boa genética, com a qualidade fisiológica e somos transparentes com a rastreabilidade”, pontua.

Quando se fala em produtividade e resultados, é indispensável o olhar técnico para que a lavoura seja planejada conforme cada tipo de semente. Para cada período de semeadura há um tipo de cultivares adequado.

Franciely comenta que na área de atuação da cooperativa, a maior parte da soja, cerca de 70%, é semeada a partir de 20 de outubro até o final de novembro. Quem pretende fazer a semeadura no início de setembro, deve optar pelas variedades mais precoces, e depois de 20 de novembro pelas opções de fechamento de plantio. A equipe técnica da Copérdia está preparada para repassar essas recomendações de acordo com as necessidades de cada região.

As etiquetas das sementes Copérdia possuem imagem de QR-Code, o que permite que os produtores acessem inúmeras informações sobre as cultivares. “Oferecemos a orientação de plantabilidade, que é a quantidade que deve ser plantada em cada época, com o espaçamento que precisa”, ressalta a engenheira.

Selo de excelência

Outra vantagem das UBS é o selo de excelência no tratamento de sementes. Franciely explica que há um controle rigoroso para que os grãos recebam a dose certa de inseticida, fungicida e inoculantes. “A dose no tratamento é feita por grão, por isso muitas empresas não entregam sementes de excelências”, frisa a engenheira. Além da qualidade, o selo significa que a UBS da Copérdia segue corretamente os parâmetros técnicos e que cuida das pessoas e do meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *