Manejo adequado faz muita diferença para os resultados

Soja, milho, arroz, feijão e sorgo são as principais opções quando se fala em culturas de Verão. Para ter bons resultados em produtividade e, consequentemente melhorar os lucros, cuidados na hora de preparar a lavoura podem fazer muita diferença. Isso começa com um bom manejo, plantas de cobertura, controle de ervas daninhas, calagem e correções.

O engenheiro agrônomo da Copérdia, Edenilson da Silva, que atua na região de Vargeão, diz que é preciso planejar as lavouras. Ele recomenda caprichar na dessecação e na escolha de um híbrido. “É importante fazer a regulagem dos equipamentos para adequada distribuição nas áreas e ter uma adubação correta, conforme a extração da cultura”, recomenda.

Outra dica importante é ficar atento à hora de fazer cada processo. Silva aconselha monitorar se as condições climáticas estão favoráveis, escolher as técnicas corretamente e optar por produtos de boa procedência, para explorar o máximo teto produtivo de cada cultura. “Percebemos que o produtor tem aderido a essas orientações cada vez mais e entendeu que utilizar as técnicas adequadas melhora os resultados. Além da tecnologia, a troca de informações é primordial para o sucesso”, afirma o engenheiro.

Uma boa semente é fundamental

A produtividade da lavoura depende de uma série de fatores, mas uma semente de qualidade é indispensável. Silva compara essa escolha a um seguro. “Mesmo com excesso de umidade ou falta de água, a semente com alto vigor e germinação fornece mais segurança. Ela vai ter força para emergir com qualidade sanitária e garantir bom teto produtivo”, pontua o engenheiro.

A Copérdia se preocupa em fornecer sementes e os demais insumos de qualidade e garantir que os produtores tenham acesso às informações necessárias para um manejo adequado. Os associados da cooperativa ainda dispõem de assistência técnica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *