A preocupação com a inclusão sempre esteve na pauta da Copérdia. Historicamente, a cooperativa tem desenvolvido projetos com a finalidade de garantir que a inclusão social seja efetivamente materializada na prática. Com esse conceito, foi lançado na manhã desta sexta-feira, dia 07, na Casa da Cultura, em Concórdia, o projeto “A Inclusão Transforma”.
A iniciativa tem o objetivo de trabalhar a inclusão, buscando oportunizar a qualificação profissional das pessoas com deficiências no mercado de trabalho, respeitando as limitações de cada um. A qualificação profissional conta com: grade curricular, dez módulos/encontros, frequência semanal e a formatura.
O projeto busca contribuir diretamente para a inserção social e a diversidade gerando oportunidades de emprego. O programa, cujo curso estará na sua primeira fase, oferecerá vagas para grupos exclusivos de Pessoas Deficientes.
Com isso, a intenção da Copérdia e dos parceiros é sensibilizar a família e a comunidade sobre a importância e a necessidade da autonomia decorrente da inclusão social e profissional.. O projeto pretende mobilizar as pessoas com deficiência para que sejam coparticipantes de sua autonomia e construção profissional. Além disso, a ideia é aproximar as empresas e as entidades em prol da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Conforme a gerente de Recursos Humanos da Copérdia, Márcia Fiorentin, o projeto “A Inclusão Transforma” reforça o compromisso da Copérdia, das empresas e entidades parceiras com o processo de inclusão. “É preciso fornecer as ferramentas necessárias para que a inclusão, de fato, se materialize. Neste aspecto, a qualificação das pessoas com deficiência é essencial para que elas sejam inseridas no mercado de trabalho, aprimorando suas habilidades e se sentindo integradas aos ambientes em que estiverem atuando”, assinala Márcia.