A Copérdia, através do setor de Meio Ambiente, está desenvolvendo a coleta de resíduos de saúde animal (Programa Coleta Segura). “O objetivo é recolher todos os resíduos de saúde animal gerados nas propriedades (atividades de suínos, leite e aves). É elaborado um roteiro com pontos de coleta nas comunidades com datas e horários pré-definidos e os produtores levam esses resíduos até os locais”, destaca a gerente do Setor de Meio Ambiente, Samara Romani. O programa faz parte das ações encadeadas pelo projeto Ecopérdia de sustentabilidade.
Implantado em 2014, o programa consiste em recolher frascos e resíduos de vacinas, medicamentos e saneantes gerados nas propriedades rurais assistidas pela cooperativa. Estão envolvidos no projeto os setores de suinocultura, bovinocultura de leite e agropecuária. Os frascos recolhidos têm o tratamento e destinação final adequada. O objetivo é regularizar as propriedades rurais associadas à cooperativa de acordo com a legislação ambiental.
Conforme Samara Romani, a participação dos produtores tem melhorado a cada ano, comprovando o reconhecimento da importância de destinar adequadamente os resíduos. “A participação dos produtores depende muito da motivação e empenho da equipe técnica de suínos, leite e aves. Parte deles todo o empenho de comunicação e acompanhamento no dia das coletas, que tem sido muito intenso, com técnicos engajados com a causa”, sublinha. mencionando o engajamento dos cooperados.
A Copérdia disponibiliza a coleta de forma gratuita para os produtores, contribuindo para um ambiente mais limpo e cumprindo com parte de sua responsabilidade ambiental e social. Um dos impactos positivos do Programa está no espaço proporcionado pela retirada do material das propriedades, além da redução de eventuais danos ao meio ambiente e o fortalecimento do compromisso com a sociedade.
O Programa Coleta Segura é mais uma ferramenta que atesta a preocupação da Copérdia com o meio ambiente. A cooperativa atua em perfeita sintonia com os conceitos de sustentabilidade, que permeiam todas as atividades desenvolvidas. Além de evitar a poluição de rios e matas, o programa também tem a intenção de cuidar da saúde do produtor, que tem a oportunidade de dar uma destinação correta às embalagens e demais resíduos oriundos da propriedade.