A suinocultura brasileira é referência nacional e internacional. Para valorizar e reconhecer a excelência do trabalho no campo em sua região de atuação, a Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) entregou, nesta semana, durante evento na sede da matriz, em Chapecó (SC), a Premiação Destaques Suinocultura 2022.
Além dos empresários rurais que bateram recordes de produção e eficiência em seus lotes de suínos, foram homenageados os técnicos agropecuários que orientaram os suinocultores.
Entre os grandes responsáveis por toda a evolução do campo está o Programa Propriedade Rural Sustentável (PRSA) – soma dos programas De Olho na Qualidade Rural, Times de Excelência, Suíno Ideal, Qualidade Total Rural, Frango Aurora, Programa Aurora de Qualidade do Leite, Leitão Ideal, Creche Aurora e Programa de Capacitação Ambiental. Anteriormente, eram implementados de maneira isolada, por isso surgiu a necessidade de integrá-los, emergindo assim uma criativa metodologia para avaliar e premiar os cooperados que aplicam e mantêm seus fundamentos.
O diretor vice-presidente de agronegócio Marcos Zordan destacou que é imprescindível o emprego da ciência no setor primário da economia – notadamente na agricultura e na pecuária intensiva – razão pela qual a Aurora Coop e suas cooperativas filiadas colocaram em prática uma consistente política de transferência de tecnologia. “Para o sucesso dessa estratégia, as cooperativas desenvolvem um trabalho extraordinário de qualificação da produção e capacitação das famílias rurais. O caso da Aurora Coop e suas 11 cooperativas filiadas é emblemático: empregam mais de 500 técnicos em seus diversos programas de transferência de tecnologia ao campo. O PRSA, desenvolvido há 11 anos em parceria com as cooperativas filiadas, é um exemplo desta assertiva iniciativa”.
O diretor presidente da Aurora Coop Neivor Canton frisou o quanto o clima de cooperação é importante para atingir os melhores resultados. Destacou que a Aurora Coop segue comprometida com a eficiência, a produtividade e a sustentabilidade de toda sua base produtiva no campo. “Hoje, mais de 76 mil famílias rurais ligadas às 11 cooperativas agropecuárias filiadas geram a matéria-prima para alimentar as indústrias de processamento de aves, suínos e leite com excelência”.
Também destacaram a importância da iniciativa para o desenvolvimento das propriedades o gerente de suinocultura Luiz Carlos Giongo, o secretário do Conselho de Administração da Aurora Coop Romeo Bet e o assessor de suinocultura Sandro Tremea.
Os produtores que conquistaram o 1º lugar na categoria Destaque UPD, Clari José Zanluchi e Jaime Domingos Zanluchi, de Seara (SC), contam que essa foi a primeira vez que se inscreveram para o prêmio. Segundo eles, a conquista representou uma motivação para inovar e crescer ainda mais na empresa rural que possui capacidade para 850 matrizes e produz 26 mil leitões por ano. “Entre os nossos objetivos estão a ampliação do número de fêmeas, o aperfeiçoamento da ambiência da propriedade e o cuidado rigoroso com o bem-estar animal”, completou. Clari reforçou que a família valoriza muito a assistência técnica recebida e busca investir constantemente em novas tecnologias e capacitação profissional para crescer.
O assistente técnico Ladir Rogério Grebin ressaltou que as iniciativas de sustentabilidade como um todo, o processo estruturado de sucessão familiar e os elevados índices de produtividades do estabelecimento rural foram essenciais para a conquista do prêmio.
PRODUTORES DESTAQUES 2022
Produtor Destaque Creche
Lucas Maicon Friedrich (Auriverde)
Produtor Destaque Suicooper III
1º lugar: José Facin (Coolacer)
2º lugar: Fidelis Donato Rohr (Cooperalfa)
3º lugar: Arnesto Oldoni (Copérdia)
Produtor Destaque MS Suicooper III
Rafael Paludo De Marco (Cooasgo)
PRODUTORES DESTAQUES UPD 2022
1º lugar: Clari José Zanluchi (Copérdia)
2º lugar: Vilson José Costella (Cooperalfa)