Conhecimento, novos conceitos, novas percepções e inovações tecnológicas. O Tecnoeste 2022 encerrou nesta quinta-feira, dia 17. A realização do evento é da Copérdia e do Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia. Foram três dias de imersões com todas as novidades e tendências para o agronegócio. No total, mais de 30 mil pessoas passaram pelo Parque do Tecnoeste – a maioria produtores rurais de vários pontos do país.
Com uma infraestrutura diferenciada e com a demonstração das mais avançadas tecnologias voltadas ao homem do campo, o Tecnoeste superou todos os objetivos traçados pelos organizadores. Foram apresentadas as inovações no universo do Agronegócio, dando ênfase nas áreas de Agregação de Valor, Agricultura, Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Exposição de Máquinas e Equipamentos, Horto Medicinal, Meio Ambiente, Ovinocultura, Piscicultura, Reflorestamento e Suinocultura.
O público pôde conferir no Tecnoeste 2022, as tendências inovadoras na área de Suinocultura. O estande foi um dos mais movimentados da feira. Na área de Bovinocultura de Leite, os produtores tiveram acesso a uma gama de informações e conhecimentos, que podem ser aplicado no dia a dia da atividade. O conceito da agricultura 4.0 também esteve presente no Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense. Um dos destaques foi o sistema de pulverização das lavouras, através de drones. Durante o Tecnoeste, os visitantes tiveram a oportunidade de visualizar o mais moderno aviário do Brasil. A qualidade das Sementes Copérdia também foi evidenciada durante o evento. Além disso, foram compartilhadas novidades em todos os demais setores.
O coordenador geral do Tecnoeste, Flávio Zenaro, avalia de maneira muito positiva os resultados trazidos pelo evento, que apresentou neste ano uma ampla variedade de soluções na área do agronegócio. “São três dias de trabalho, e se busca através do evento disponibilizar todas as soluções que o produtor possa vir a necessitar”, afirma.
Quanto aos novos investimentos presentes na décima-sexta edição do evento, Zenaro reitera que as parcerias desempenharam papel de destaque na elaboração das estruturas do Tecnoeste. Ainda segundo Zenaro, o sucesso do evento já gera expectativas para a próxima edição, com novidades para todos os setores do agronegócio. “Além do processo de dedicação das pessoas, o investimento em estrutura é necessário. A cada edição, são planejadas novas ampliações, mudanças que possam dar uma melhor condição de exposição e visitação”, enfatiza.
O diretor geral do Instituto e um dos presidentes do Tecnoeste, Rudinei Kock Exterckoter, também demonstra grande satisfação com a presença do número elevado de visitantes durante os três dias. “Conseguimos um fluxo relativamente tranquilo neste processo, o que é muito bom”, destaca.
Ainda para Rudinei, o respeito aos protocolos de segurança foi essencial para o bom andamento da feira, incluindo o uso de máscaras, o distanciamento social e a apresentação de comprovante vacinal. “É sucesso total. A gente tem recebido um feedback muito positivo dos expositores e das autoridades que aqui estiveram”.
O presidente da Copérdia, Vanduir Martini, agradece a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso do Tecnoeste. “É um evento construído de forma conjunta. Queremos externar nossa gratidãoa todos que ajudaram a construir mais um Tecnoeste de sucesso, com grande participação do público e, sobretudo, uma gama de conhecimentos compartilhados”, pontua.
O produtor de grãos,Olavo Mieczrikowski, de Porto Brum (Concórdia), avalia de forma positiva o Tecnoeste 2022. ” Eu achei muito interessante. Toda feira tem coisas novas. Sempre aparece uma novidade que podemos implantar na propriedade”, destaca o produtor ao lado da esposa Marlene e do filho Rafael. Para o produtor de leite e de suínos, Leonardo Casagrande, é fundamental a participação em eventos dessa magnitude. “É muito importante participar de um evento como o Tecnoeste. A minha avaliação é totalmente positiva. A presença do associado é muito importante. As pessoas estão muito interessadas e obter novos conhecimentos e fechar negócios”. O produtor de suínos e que também atua na área de reflorestamento, Vilmar Lazzari, enaltece o Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense. “Um evento muito bem organizado. O que a gente imaginar, temos a oportunidade de ver no Tecnoeste”, destaca o produtor de Linha Guarani (Concórdia). Já Alcides Seghetto, produtor de leite e frangos de Linha Salto Grande (Lindóia do Sul), reforça o crescimento da feira. “O Tecnoeste melhora a cada ano. Parabéns aos organizadores. João Jacob Vergutz, produtor de leite de Três Barras, também enfatiza a evolução do Tecnoeste. “Evoluiu muito. Já estou pensando em participar da próxima edição”, assinala.