Prefeitos da região exaltam o protagonismo da Copérdia e enaltecem a cooperativa pela contribuição que tem dado para o desenvolvimento regional.
A presença da Copérdia nos municípios que abrange reflete no cotidiano das propriedades e na vida de seus associados. As contribuições trazidas pela existência da cooperativa retratam a pluralidade de suas atuações, pautadas numa excelência que leva ao reconhecimento dos lugares onde desenvolve seu trabalho.
Além de contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades em que atua, a Copérdia desempenha um notável papel social, com ações que impactam positivamente na vida das pessoas.
Onde existe uma unidade da Copérdia, a sustentabilidade está presente. A cooperativa segue rigorosamente os princípios preconizados pelo cooperativismo, estando ao lado do produtor, gerando oportunidades e promovendo constantemente a inovação em todos os seus processos.
No município de Gaurama, ao norte do Rio Grande do Sul, a avaliação é de que a proximidade com os agricultores permite avanços rumo a um crescimento local cada vez mais intenso, aliando demandas da economia e da população. “Todo crescimento econômico precisa estar equilibrado com o desenvolvimento social. Nosso governo tem esse comprometimento, e somos sempre parceiros das empresas que, juntamente com a comunidade, contribuem muito para que a gente possa estar sempre buscando esse desenvolvimento equilibrado”, argumenta o prefeito municipal, Leonardo Puton.
Em Severiano de Almeida, o prefeito Milto Vendruscolo considera que a presença da cooperativa supriu necessidades relevantes, e a enxerga como mediadora importante nas relações dentro e fora das propriedades. “A sua importância para o agro e os produtores se dá em função da seriedade, competência e competitividade que o mercado exige. Hoje, cada pequena propriedade não deixa de ter sua extrema necessidade de gerenciamento”, pontua.
Já o chefe do executivo de Capinzal, cidade no meio-oeste catarinense, ressalta que já era prefeito quando a cooperativa chegou ao município, na década de 2000. “Somos gratos pela chegada e orgulhosos em ter aqui uma cooperativa com essa estrutura no nosso município”, relata Nilvo Dorini.
Ainda conforme o líder capinzalense, a Copérdia já foi premiada a nível municipal pela geração de valor adicionado, reconhecendo-a pelo retorno de impostos ao município. “A partir de sua chegada, tivemos toda a segurança para nossos agricultores, e isso é importante”, menciona Dorini, ao explicar que a cooperativa adquiriu uma estrutura já existente e que superou os desafios enfrentados ali por empresas anteriores.
“Prestação de serviços, assistência técnica, é uma casa muito importante de comércio, onde os agricultores participam”: é assim que o prefeito de Arvoredo, também em Santa Catarina, define o protagonismo da cooperativa.
Neuri Meneguzzi ainda enfatiza que se tratava de um desejo de longa data contar com a Copérdia no município. “Ela ajuda a gerar não só emprego na cidade, como também no interior, manter a sucessão familiar, é um trabalho que abrange vários setores de uma propriedade”, lembra.