De 13 a 18 de março um grupo de produtores de leite e colaboradores da Copérdia tiveram a oportunidade de realizar uma viagem técnica com destino ao Chile. Através do Programa Silagem Mais foram sorteados 23 produtores e 7 colaboradores para embarcar nessa experiência e conhecer de perto o país que é o maior produtor e exportador de cobre do planeta.
O roteiro contemplou palestras técnicas, visitas a leiterias chilenas na cidade de Los Angeles, city tur pela capital chilena – Santiago, visitação a Vinícola Concha Y Toro e passeios pelas cidades de Valparaíso e Viña Del Mar.
Os produtores tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra técnica com a engenheira de qualidade da Iansa, Lorena Ibanez, sobre o mercado do leite no Chile e também uma palestra com o engenheiro agrônomo, Cristian Hott k, sobre Silagem de Milho. Airton Vanderlinde da Nutron também esteve acompanhando a viagem e os trabalhos técnicos e auxiliou na condução das palestras e tradução das mesmas.
Visitas a leiterias Chilenas
Um dos marcos da viagem foi a visita à Agrícola Ancali localizada na Hacienda El Risquillo em San Carlos Puren – Los Angeles, considerada a maior empresa de produção leiteira robotizada do mundo. A equipe foi recebida pelo gerente da fazenda, Odriom Escobar. A leiteria possui 5100 vacas em lactação com sistema todo robotizado. No total são 78 rôbos para realizar a ordenha nos animais. A equipe de trabalho é composta por 160 colaboradores. O destaque da fazenda vai para a produção diária de leite por vaca por dia, são em média 43,5 litros.
E equipe também visitou no Chile uma propriedade com sistema de produção semi confinado onde foram recebidos pelo sócio Jorge Guzmán. Nesta fazenda, 50% do leite produzido é destinado para a produção de iogurtes. Segundo Guzmán o maior desafio de produzir leite no Chile é o de manter a CCS baixa visto que alguns períodos faz muito calor no Chile e em outros momentos o clima é muito úmido.
Em ambas as fazendas as equipes também conheceram o processo para fazer silagem e também o produto final.
Percepção dos produtores
Ildo Marchesan de Concórdia esteve entre os produtores sorteados e relatou que a viagem ao Chile foi uma experiência incrível. “Esse grupo teve a oportunidade de viver dias de muito conhecimento e aprendizado. Percebi como o Chile tem ótimos índices de produção, mesmo com condições climáticas desfavoráveis, tempo seco e inverno rigoroso, ainda assim a produção de leite é muito maior se comparada ao Brasil – isso mostra o quanto ainda temos para evoluir e melhorar em nossas propriedades”, finaliza Marchesan.
Leodimar Moro de Passos Maia foi outro produtor sorteado para ir ao Chile, ele destacou que muitas coisas chamaram sua atenção, mas especialmente a preocupação que os chilenos tem com o bem estar dos animais. “Isso ficou muito nítido, tudo é pensado para que o animal tenha o menor desgaste físico possível, certamente esse é um fator que contribui muito para os índices de produção que conhecemos no Chile”, afirma Moro.
Silagem Mais Copérdia
O gerente do fomento de leite, Flávio Antônio Durante, se mostrou muito feliz com o aproveitamento que os produtores tiveram a partir desta viagem. “Certamente esse grupo não vota para o Brasil com a mesma visão que tinham antes. Eles tiveram de forma muito clara a percepção de quantas coisas conseguem melhorar em suas propriedades e isso é muito válido. Sinto que o projeto Silagem Mais veio para fazer a diferença na vida das pessoas e esse certamente já é um grande legado”, finaliza.
Rudimar Bieluczyk, gerente comercial da Copérdia, também esteve acompanhando o roteiro no Chile e destacou que as experiências adquiridas foram muito ricas. “É muito valiosa a oportunidade de conhecer outro país, sua cultura, modos de produção, gastronomia, moeda, costumes, isso faz com que a gente veja com outros olhos a nossa realidade, traga aquilo que pode ser bom para nossas rotinas e valoriza ainda mais aquilo que o Brasil tem de bom”, finaliza.
Parceria comercial
Confira quem foram os parceiros apoiadores da 1° viagem do programa Silagem Mais Copérdia ao Chile.
Sementes de Milho: Dekalb, Agroceres, Agroeste, Syngenta Seeds, Brevant, Pioneer, Forseeds, Nidera.
Defensivos: Syngenta, Bayer, Basf, Corteva.
Fertilizantes: Fecoagro, Fertipar, Yara, Ferticel, Compass Minerals.
Lonas: Pacifil, Eletro Plástic.