A iniciativa da Copérdia é mais uma forma de proporcionar novas opções de renda aos produtores, otimizando os espaços e as potencialidades das propriedades rurais.
O Projeto de Hortifruti (HF) conduzido pela Copérdia é um destaque neste ano, fomentando a atuação técnica e comercial da cooperativa em lavouras de hortaliças e frutas. Conduzido pela Engenheira Agrônoma Michele Brunoni, a iniciativa já atende grandes e pequenos grupos de produtores. A cooperativa conta com estoque e uma significativa linha de produtos à disposição dos cooperados. O projeto vem se consolidando cada vez mais e a Copérdia está preparada para atender às crescentes demandas do setor, com a garantia do hortifruti em grandes escalas.
Conforme o Gerente Comercial da cooperativa, Rudimar Bieluczyk, o intuito é permitir que aprendizados inovadores cheguem aos associados, beneficiando avanços nas culturas de hortifrúti. “Que desenvolva este conhecimento nos profissionais, o portfólio e seja o contato e a referência junto dos parceiros comerciais neste trabalho de desenvolvimento do manejo e práticas nas lavouras, tudo que envolve tecnologia”, descreve o processo junto à profissional.
Rudimar enfatiza que está sendo realizado um trabalho de divulgação da iniciativa às unidades e seus produtores, fomentando o interesse no assunto. “Para que os produtores encontrem na Copérdia alguém que possa ajudar e desenvolver a cultura do HF na região”, explica.
Segundo a Engenheira Michele, o acompanhamento técnico ocorre de maneira constante ao lado do cooperado, visando atender as necessidades. “O produtor, negociando seus insumos com a Copérdia, a assistência é adquirida. De acordo com a demanda semanalmente, o profissional estará na propriedade”, detalha a condução das atividades.
As principais culturas nesta área no âmbito da Copérdia são: batata, citros e tabaco. No entanto, também ocorrem atendimentos em: cebola, cenoura, beterraba, melancia, abóbora e frutas diversas. “O hortifruti é uma fonte de renda que soma as outras atividades. Em muitas propriedades, está ligado ao turismo, industrialização de produtos”, pontua.
O Projeto Hortifruti é mais uma iniciativa da Copérdia, que visa proporcionar novas opções para que os produtores rurais aumentem sua renda, através de um processo de agregação de valor. A assistência técnica disponibilizada pela cooperativa é essencial para desenvolver essa atividade, de forma profissional e sustentável.
A iniciativa é mais uma forma de aumentar o vínculo da cooperativa com seus produtores, consolidando cada vez mais papel da Copérdia de criar constantemente mecanismos para atender os anseios dos cooperados, otimizando os espaços e as potencialidades das propriedades rurais.