A Família é a base estrutural e emocional de uma sociedade. Partindo dessa premissa, a Copérdia mantém um relacionamento sólido com as famílias de seus cooperados.
O tema sucessão familiar é tratado como umas prioridades pela cooperativa. O Tecnoeste, que foi realizado no mês de fevereiro, é um exemplo dessa valorização que a Copérdia tem dados a esse assunto. Ser um associado da Copérdia é sinônimo de construir uma trajetória de diálogo, empenho e dedicação. É o caso de Fernando Pizzatto, produtor que reside em Lindóia e tem uma ligação de longa data com a cooperativa: tanto seu pai quanto seu avô já eram sócios por volta de 2018, quando ele também passou a fazer parte desta grande família.
Os momentos de sucesso através da parceria tiveram início cedo, conforme relata Pizzatto. “Em 2019, teve uma reunião da Copérdia na comunidade de Alto Cascalho para a escolha de um novo líder para a atividade leiteira. Na época fui escolhido para exercer essa função. Atualmente, estou ainda no cargo de líder do leite da região”, descreve.
O produtor destaca que, já no final de 2022, recebeu mais um convite. “Fui convidado pelo primeiro vice-presidente da Copérdia, Sr. Ademar da Silva, a ser integrante do Comitê de Ética da cooperativa, aceitei esse desafio”, lembra. O Comitê é responsável por trazer à tona ideias, críticas, sugestão de mudanças ou apoio à metodologia implantada pela administração da Copérdia.
Para Pizzatto, a complexidade da atividade leiteira envolve diversos fatores e, em anos recentes, tem havido considerável estabilidade de preços. Diante disso, ele avalia que a presença da cooperativa é fundamental na redução de gastos do produtor frente aos setores e demandas, além do auxílio prestado diariamente. “A questão da assistência técnica na área do leite está sendo bem aceita pelos produtores, pois essa metodologia vai buscar atender melhor o produtor na área”, ressalta, mencionando que todos os cooperados devem seguir a legislação e entregar leite de qualidade, mesmo que não necessitem da assistência.
Outro destaque, ainda conforme o cooperado, encontra-se no simulador de preço. Trata-se de um recurso diferenciado que a Copérdia disponibiliza, capaz de beneficiar o andamento do processo produtivo. “É bem importante pois, conforme a movimentação financeira que o produtor tem com a cooperativa ou com outras empresas e sua produção mensal de leite, ele vai ter uma estimativa de preço que iria ganhar entregando sua produção para a Copérdia”, detalha.