A Copérdia chega as 53 de história, cada vez mais consolidando a trajetória de uma cooperativa forte, que estabelece uma relação de respeito, valorização e reconhecimento aos cooperados e que mantém laços estreitos com as comunidades localizadas em sua área de atuação (Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Goiás). Conforme o diretor-geral, Flávio Zenaro, a cooperativa oferece uma gama de benefícios aos associados e fomentados nas áreas de suinocultura, bovinocultura de leite, avicultura e agricultura (produção de grãos).
A Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia garante aos integrados segurança na compra da produção (a compra é feita a um preço justo, que é praticado pelo mercado); o produtor conta com toda a assistência técnica (em todas as áreas). “A cooperativa possui um corpo qualificado de profissionais, fazendo com que o produtor tenha acesso ao que há de mais moderno em nível de técnicas, manejos e tecnologias aplicadas em cada setor. O produtor conta ainda com o fornecimento dos insumos. A Copérdia, preocupada com aquilo que está produzindo, só trabalha com insumos de primeira linha”, garante Zenaro.
O produtor integrado à Copérdia também acesso a todos os programas que são desenvolvidos pela cooperativa, como P+1 (Suinocultura), P+30 Suinocultura, Copérdia Leite Mais (Leite), e Projeto 500 (Leite). São programas específicos que fomentam o desenvolvimento das produções, melhorando a qualidade e principalmente a rentabilidade. O produtor fomentado também tem benefícios como: fornecimento de material genético, desconto nas compras, condição de prazos e programa de fidelidade. “No caso da agricultura, o produtor pode depositar o grão e escolher o melhor momento para a comercialização. Ao estar fomentado, movimentando com a cooperativa, ele terá acesso à sobras que são distribuídas pela Copérdia anualmente”, pontua o diretor-geral da Copérdia.
Benefícios para sócios e integrados à Copérdia
Cereais
Depósito para produção, objetivando melhores preços ao cooperado, isenção de armazenagem para o produtor que entregar o cereal em depósito, podendo efetivar a venda do cereal até 31 de janeiro do ano seguinte.
Suinocultura
Assistência técnica, assistência veterinária, possibilidade de fixar a família nas propriedades, trabalhando em sistema de fomento de produção de suínos, segurança na compra da produção, Programs P+1, P + 30.
Agricultura
Seleção dos melhores fornecedores de insumos agrícolas, participação em dias de campo, seminários e assistência agronômica.
Bovinocultura de leite
Assistência técnica veterinária, referência no preço vale leite, projeto Copérdia Leite Mais, projeto 500, descontos nas compras, projetos genéticos e incentivo fidelidade.
Outros benefícios
Viabilidade de linhas de crédito para investimentos, atualização tecnológica da produção, cota capital, participação dos resultados (sobras), concessão de crédito ao produtor na compra de insumos/mercadorias, produção de rações para suínos aves e bovinocultura de corte e leite, garantia de pagamento da produção e investimento social na comunidade em que atua.