A Cooperativa oferece oportunidade às pessoas portadoras de deficiência, delegando funções e oferecendo todas as ferramentas necessárias para que esses colaboradores estejam devidamente integrados ao ambiente de trabalho, sendo respeitados e contribuindo nas mais diversas áreas de atuação.
A inclusão tem sido um dos pilares mais importantes no desenvolvimento dos trabalhos da Copérdia – uma cooperativa que está permanentemente alinhada aos princípios da sustentabilidade e do compromisso com a sociedade. Hoje, são 43 pessoas com deficiência atuando nos diversos setores da cooperativa, fato que reforça a importância da pauta e a valorização do respeito e da diversidade no quadro de colaboradores. Uma relação de reciprocidade, que pode ser vista de forma plena clara no dia a dia da cooperativa. Um trabalho que tem uma enorme dimensão social e que é reconhecido por toda a equipe.
De acordo com a gerente de recursos humanos, Márcia Fiorentin, candidatos com deficiência passam por uma avaliação visando adequá-los às opções de vagas disponíveis. “Considerando as vagas em aberto e o perfil do mesmo e pensando em proporcionar um ambiente de trabalho agradável ao futuro colaborador”, argumenta.
Ainda segundo Márcia, a importância de um olhar inclusivo permite aprimoramentos profissionais e pessoais na trajetória dos membros da equipe. “Ensinamos sobre a profissão a eles e também aprendemos a observar o mundo de outra forma, a respeitar as pessoas pelo seu jeito de ser e, principalmente, fazer parte desse processo de mudança”, ressalta.
A gerente destaca que os resultados mostram-se muito positivos, enfatizando o papel desempenhado pelos contratados no dia a dia da Copérdia. “De forma geral, tem sido surpreendente, pois os mesmos desempenham suas funções de forma profissional e com habilidades”, finaliza.