Escolher uma boa semente é o primeiro passo para garantir o sucesso da safra. Estudos já mostram que a cultivar é responsável por 50% do rendimento final da produção. Isso significa que metade do resultado pode ser influenciado por essa decisão.

Informações como a região, umidade, padrão de chuva, radiação solar, temperatura e outros devem ser considerados na hora da escolha. A engenheira agrônoma da Copérdia, Franciely Moschen, comenta que há muitas novidades. Confira:

NIDERA – O lançamento e a cultivar NS5933IPRO vêm para um mercado muito competitivo de cultivares com ciclo de maturação de 5.9. A Nidera mantém as demais cultivares que, segundo Franciely, são sementes que os técnicos sempre tiveram segurança em recomendar.

NEO – A nova marca do grupo GDM, a Neogen, lançou na safra passada a Neo 530 IPRO e Neo 610 IPRO, com uma largada de excelentes respostas em produtividade a campo. Neste ano teve o lançamento Neo 580 IPRO, que é um ótimo material para altos tetos produtivos.

SOYTEC – A marca é bastante conhecida da conhecida companhia procedente alemã Basf, contando ainda com a precocidade da BS 1511 IPRO e com lançamento de uma cultivar com tolerância à ferrugem ST 592 IPRO.

SYNGENTA – A Copédia mantém o portfólio robusto da SYN 1163 RR e SYN 1561 IPRO.

Novas tecnologias no mercado

Franciely destaca que todos os anos as empresas lançam um ou dois novos materiais. “A tendência é movimentar bastante o histórico de cultivares devido ao grande volume de pesquisa na cultura da soja, além do lançamento das tecnologias embutidas”, afirma a engenheira.

Segundo Franciely, a modificação genética consegue agregar características específicas de resistência às moléculas de herbicida, por exemplo, que possibilitam melhorar o controle de plantas indesejadas, que prejudicam a produtividade. Os setores técnico e comercial da Copérdia estão preparados para repassar todas as informações sobre os resultados e testes já realizados na região com as cultivares disponíveis na cooperativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *