Durante meados de setembro, foi realizada a coleta de resíduos de saúde animal, promovida no âmbito do Programa Coleta Segura. Realizada pela Copérdia, a iniciativa acontece em parceria com a empresa Atitude Ambiental, e alcançou diversas localidades onde há integrados, como o Planalto Norte e regiões do Paraná.
Conforme a analista ambiental da cooperativa, Samara Romani, a participação dos produtores tem melhorado a cada ano, comprovando o reconhecimento da importância de destinar adequadamente os resíduos. “A participação dos produtores depende muito da motivação e empenho da equipe técnica de suínos, leite e aves. Parte deles todo o empenho de comunicação e acompanhamento no dia das coletas, que tem sido muito intenso, com técnicos engajados com a causa”, destaca, mencionando o engajamento dos cooperados.
Segundo Samara, foram coletados até o momento mais de 27 toneladas destes resíduos no ano corrente, sendo destinados a aterros pela empresa parceira. “Os produtores separam esse tipo de resíduos, os armazenam em bombona plástica fechada até o recolhimento”, explica.
A Copérdia disponibiliza a coleta de forma gratuita para os produtores, contribuindo para um ambiente mais limpo e cumprindo com parte de sua responsabilidade ambiental e social. Um dos impactos positivos do Programa está no espaço proporcionado pela retirada do material das propriedades, além da redução de eventuais danos ao meio ambiente e o fortalecimento do compromisso com a sociedade.
O Programa Coleta Segura é mais uma ferramenta que atesta a preocupação da Copérdia com o meio ambiente. A cooperativa atua em perfeita sintonia com os conceitos de sustentabilidade, que permeiam todas as atividades desenvolvidas. Além de evitar a poluição de rios e matas, o programa também tem a intenção de cuidar da saúde do produtor, que tem a oportunidade de dar uma destinação correta às embalagens e demais resíduos oriundos da propriedade