A segurança do trabalho tem sido uma prioridade da cooperativa, recebendo grande ênfase de suas equipes em todas as atividades realizadas.
Com isso, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, amparada pela legislação desde 1944, desempenha papel fundamental no aprimoramento da prevenção. Nos últimos anos, a Copérdia passou a enfatizar não somente a importância de seguir a norma, mas de preocupar-se com os colaboradores em todos os momentos.
Diante do cenário de constantes transformações sociais e tecnológicas, o trabalho preventivo ganha espaço e reforços nas filiais. Conforme a técnica em segurança do trabalho, Neiva Camilo, foram empossados, ao todo, 65 “CIPeiros” nas unidades da Copérdia. A função destes profissionais envolve atentar-se a comportamentos de risco e favorecer a comunicação de potenciais situações de perigo. Anteriormente, havia 38 membros da Copérdia responsáveis pela função.
Ainda conforme Neiva, o dia 15 de setembro foi marcado por um importante treinamento de capacitação aos CIPeiros, contendo 20 horas de aulas teóricas e práticas, incluindo técnicas em primeiros socorros e conhecimentos correlatos. Dessa forma, a cooperativa segue visando garantir que a segurança do trabalho permaneça em primeiro lugar a cada momento.
Os treinamentos na área de Segurança, são constantes na Copérdia. Periodicamente, são realizadas atividades práticas, que preparam os colaboradores para as mais diversas situações do dia a dia, instruindo-os para que mantenham atitudes preventivas e para que sigam (rigorosamente) as existências que são preconizadas pelas normativas. Além de internalizarem as informações transmitidas nos treinamentos, os colaboradores também são oportunizados a terem momentos de integração, o que os aproxima e ajuda a construir um ambiente cada vez mais saudável e cooperativo.