O 18ª edição do Tecnoeste – o Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense – foi lançada na manhã desta terça-feira, dia 10. Serão três dias de conhecimento e difusão de tecnologias destinadas ao homem do campo. São mais de 300 expositores e a expectativa é de que mais de 30 mil pessoas visitem o evento, que encerra na quinta-feira. A feira é uma realização da Copérdia e do Instituto Federal Catarinense. O tema é “Onde o campo evolui”, mantendo o slogan que caracterizou as edições anteriores “Gestão, Qualidade de Vida e Sucessão da Propriedade Rural”.

A diretora do IFC, Alessandra Portolan, destacou a dimensão de um evento como o Tecnoeste para o Instituto e para a comunidade. “Representa um movimento único entre uma cooperativa e uma instituição de ensino. O Tecnoeste é um acontecimento que sela uma parceira fundamental entre pessoas e tecnologias. Para o IFC é uma honra participar de um evento com com essa grandeza”, assinalou.

Para o presidente da AuroraCoop, Neivor Canton, o Tecnoeste é um acontecimento que serve de inspiração para o produtor. “O nosso produtor vem a esse evento para se inspirar, buscar novas tecnologias, novos processos. Viva o Tecnoeste, que traz de volta sangue novo e faz com que a nossa juventude se entusiasme a permanecer no campo”, pontuou.

O presidente da OCESC, Vanir Zanatta, enfatizou o protagonismo do cooperativismo de Santa Catarina. “O cooperativismo catarinense é referência nacional. O nosso povo acreditou no sistema e estamos colhendo resultados. O Tecnoeste inova e faz a diferença no Oeste. A inovação é uma condição essencial para o fortalecimento do meio rural”, observou.

O vice-prefeito, Fábio Ferri, enalteceu a Copérdia e o IFC pela organização. “Nós da Administração Municipal temos orgulho de sermos parceiros da Copérdia e do Instituto Federal. A nossa preocupação com o agronegócio é muito grande. Parabéns à Copérdia e ao IFC pela organização do evento”.

O reitor do IFC/SC, Rudinei Exterckoter, reforçou o significado do Tecnoeste para a instituição. “É o maior evento de tecnologia, extensão e pesquisa de toda a rede do IFC. A educação pública de qualidade é uma realidade neste país e o IFC Concórdia faz isso com excelência”, completou.

O presidente da Copérdia, Vanduir Martini, comentou sobre os momentos distintos vivenciados pelo meio rural durante o período de trajetória do Tecnoeste, lembrando das dificuldades que foram superadas no decorrer dos anos. “O agronegócio tem resiliência. Quantos momentos difíceis foram enfrentados e superados. Nós acreditamos que esse país tem jeito. Precisamos lutar juntos com muita força por aquilo que nós queremos”,

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, valorizou, em suas manifestações, o trabalho desenvolvido pelo agronegócio e pelo cooperativismo catarinense. “O agronegócio tem a marca de Santa Catarina e não tem segmento mais organizado que o sistema cooperativista. Nós temos o desejo de que cada vez mais Santa Catarina e o cooperativismo sejam exemplos para o país. Nós queremos manter esse modelo da pequena propriedade. A tecnologia, apresentada no Tecnoeste, vai dar a oportunidade de uma conversa boa sobre tecnologia e inovação. Eu tenho orgulho de dizer que sou do Oeste Catarinense. Santa Catarina é um estado invejável, desejável”, finalizou.

Auxílio aos produtores de leite

O governador Jorginho Mello anunciou durante a abertura do Tecnoeste, a criação de uma linha de crédito voltada aos produtores de leite do estado. A medida busca amenizar os impactos da crise enfrentada pelo setor nos últimos meses, provocada principalmente pela importação de leite em pó de outros países. O Governo do Estado anunciou linhas de crédito por meio do BRDE. Será disponibilizado um valor de R$ 240 milhões. Jorginho Mello também destacou a necessidade de novas medidas, especialmente por parte do governo federal, para minimizar os efeitos da baixa no preço do leite pago ao produtor. O prefeito de Concórdia, Edilson Massocco, enalteceu o anúncio feito pelo governador, destacando a importância deste auxílio aos produtores de leite do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *