
Há aproximadamente sete anos, teve início a trajetória de Gerson Gerhardt como associado da Copérdia. O produtor, cuja propriedade localiza-se em Linha Rigon, no interior de Concórdia, foi morar na cidade aos 18 anos e, após algumas idas e vindas, firmou morada no mesmo interior onde havia trabalhado desde muito cedo. Hoje, ele conta com uma produção diversificada, e colhe os frutos das decisões assertivas e do apoio recebido.
No passado, Gerson atuou também na construção civil, de onde trazia recursos para poder investir na propriedade e estruturá-la. Desde o começo da parceria com a cooperativa, as ideias foram fortalecidas, com a implantação de uma granja de terminação há cerca de seis anos. “Procurei a Copérdia, fui muito bem atendido e além de o pessoal ter aberto as portas para implantarmos a granja, ficou uma amizade muito grande, são pessoas com quem hoje temos um convívio”.
Gerson considera que a variedade é um dos diferenciais que fomentam os resultados bem-sucedidos. “A propriedade é pequena, e tem uma receita muito boa, por diversificar erva mate, citricultura, suinocultura. É uma das formas que a gente conseguiu de ter um resultado bom, diversificando a produção e com o suporte técnico da Copérdia”.
A proximidade com a cooperativa e a dedicação em valorizar a sucessão familiar são pontos-chave na história de Gerson. Ele avalia que uma ou mais produções sempre estarão em alta, mesmo diante de eventuais desafios da outra, o que reflete a importância de um cuidado com cada parte da propriedade.