“Ter um leite de alta qualidade com alto teor de sólidos consolida uma bacia leiteira” – a avaliação é do Gerente do Fomento de Leite da Copérdia, Flávio Durante.

O assunto em destaque vai ao encontro da nova tabela de fomento de leite por qualidade, cujo uso inicia-se neste mês de novembro. A tabela visa reconhecer ainda mais o trabalho dos cooperados conforme a qualidade do leite produzido. Os fatores analisados incluem altos teores de gordura e de proteína, além de baixas CCS CPP.

Segundo Durante, a nova tabela em vigor consiste numa intermediária entre a atual tabela de pagamento por qualidade e a tabela da Aurora. “A Aurora, nossa cooperativa central, vem trabalhando junto ás cooperativas filiadas para que se produza o leite com teor de sólidos mais elevado. Isso vai tornar a indústria mais competitividade, mais eficiente, e com capacidade melhor de remunerar os produtores quando ela recebe uma matéria prima de alta qualidade”, explica.

Os indicadores visados dependem de bons procedimentos ao longo do processo produtivo, conforme o Gerente. “A raça Jersey e a Mista produzem naturalmente um leite com qualidade de sólidos maior que a raça Holandesa, mas a raça Holandesa – quando recebe boa alimentação e conforto, também pode produzir leite com teores de gordura elevados”, detalha.

Durante sugere que a boa nutrição é capaz de favorecer o bem-estar animal e a consequente qualidade de excelência na matéria-prima obtida. “É fundamental que todos os produtores deem foco e atenção pra produzir um leite com teor de gordura acima de 3,85% e teor de proteína acima de 3,25%, pois estarão contribuindo para a Copérdia receber um preço melhor pela matéria prima e remunerar melhor os produtores”, aponta.

Com um rendimento maior a partir do alcance dos indicadores, a expectativa é a diminuição de custos logísticos, haja vista a menor quantidade de água no leite e a boa quantidade de sólidos nele. “O produtor precisa se conscientizar que a qualidade do leite é algo bom para ele, e toda cadeia irá se beneficiar”, finaliza o Gerente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *