A iniciativa da Copérdia com o apoio de outras instituições oferece oportunidades às pessoas com deficiência.

Um momento emocionante, inspirador e transformador. Foi realizada no dia 18 de novembro, na Casa da Cultura, a formatura da segunda turma do programa “A Inclusão Transforma”. Foi um momento marcante para a cooperativa e para todos os demais entes que estão envolvidos nesta iniciativa que fortalece a diversidade e a inclusão.

O objetivo é trabalhar a inclusão, buscando oportunizar a qualificação profissional das pessoas com deficiências no mercado de trabalho, respeitando as limitações de cada um.  A qualificação profissional conta com: grade curricular, dez módulos/encontros, frequência semanal e a formatura.

O presidente da Copérdia, Vanduir Martini, destaca a dimensão do programa, que promove a inclusão aos portadores de deficiência. “Não importa a condição social, não importa a nossa cor, a nossa raça. Se eu sou um ser humano, eu mereço ser tratado com igualdade. Esse programa é espelhado em uma iniciativa da Aurora Coop, fizemos do nosso jeito. O nosso projeto é incluir as pessoas e trazer um tratamento igualitário”, assinala.

A presidente do Sicoob Transcredi, Ana Balsan, enaltece a iniciativa da Copérdia. “A Copérdia está de parabéns. O Sicoob Transcredi continuará sendo parceiro”, pontua.

A presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Subseção de Concórdia, Fernanda Balsan, descreve o sentimento de participar do programa. “O que mais me toca é ver a emoção dos formandos e das famílias. Isso me deixa emocionada. Fico muito feliz em ter participado como apoiadora e professora”, comenta.

O 2º vice-presidente da Copérdia, Vilmar Camillo, enfatiza que o programa “A Inclusão Transforma” está alinhado aos princípios preconizados pelo cooperativismo. “Um desses princípios é o interesse pela comunidade. É uma iniciativa que faz com que as pessoas se sintam incluídas e isso é fundamental”, acentua.A secretária de Controle Interno da Prefeitura de Concórdia, Rafaela Silveira Neves Benetti Gambin, aponta o caráter inclusivo das atividades desenvolvidas.”É um projeto de interesse da comunidade. Nós temos que fazer com que as pessoas sejam inclusas. É um direito de todos”, sublinha.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Rosane Maria Teston Vendruscolo, entende que o programa “A Inclusão Transforma” beneficia a sociedade como um todo. O movimento de inclusão é importante para as empresas e para a sociedade. Para nós é muito gratificante. É admirável o trabalho da Copérdia” complementa.

Palestra

Além da formatura da segunda turma do Programa“A Inclusão Transforma”, outra atração da tarde foi a palestra com o ex-goleiro da Chapecoense Jakson Follmann, que ficou conhecido por ter sido um dos seis sobreviventes da queda do voo LaMia 2933 em novembro de 2016. Por conta deste acidente, teve parte da sua perna direita amputada, o que impediu a sequência de sua carreira como goleiro de futebol. Em setembro de 2017, foi agraciado com o Prêmio Brasil Mais Inclusão, promovido pela Câmara dos Deputados a personalidades que realizam ações em prol da inclusão de pessoa com deficiência ou sejam exemplos de vida e superação. Jakson Folmann ilustrou com muita propriedade o que é inclusão e como esse processo deve ser introduzido na sociedade.