O produtor Mauri Silvestrin mantém uma relação longeva com a cooperativa e faz questão de destacar os bons resultados acumulados no decorrer dos anos.
Trabalho, perseverança e muita dedicação. São palavras que ajudam a definir a trajetória da família Silvestrin, de Linha Tiradentes, na Copérdia. “Quando iniciei as atividades com a Copérdia eu tinha poucos recursos (quase nada). Hoje posso afirmar que crescemos muito. Conseguimos colher os resultados do nosso trabalho”, assinala o produtor Mauri Silvestrin, que atua nas atividades de suinocultura e bovinocultura de leite.
Mauri é casado com Inês. São quase 30 anos de união. O casal tem três filhos: Mauricio (27 anos), Sabrina (24 anos) e Jaciel (22 anos). Mauricio e Jaciel permanecem na propriedade e são verdadeiros exemplos de sucessão familiar. “Acredito que temos um bom trabalho neste sentido. Nossos filhos nos auxiliam no dia a dia. Graças aos resultados, conseguimos mantê-los. Eles são peças muito importantes para o trabalho do dia a dia”, destaca Silvestrin.
Relação com a Copérdia
A família Silvestrin é parceira da Copérdia há cerca de 30 anos e mantém uma relação de muita harmonia e confiança com a cooperativa. “É uma relação muito boa. Recebemos toda a assistência técnica necessária. Os técnicos sempre nos trazem algo de novo”, pontua. “Se não fosse a Copérdia, nossa vida seria mais difícil. Quando iniciamos essa relação foi dito que os dois lados ganhariam (produtor e cooperativa). E isso de fato aconteceu. Só temos a agradecer à Copérdia por tudo aquilo que representa para a nossa família”, acrescenta.
O crescimento da cooperativa
Nestes quase 30 anos de relacionamento com a Copérdia, a família Silvestrin acompanhou muitos ciclos e pôde testemunhar o gigantesco crescimento da cooperativa, que atua em mais de 300 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás. “A Copérdia cresceu muito e está expandindo suas atividades porque está dando resultado para o produtor. Podemos citar o exemplo de nossa família. Começamos com quase nada e hoje conseguimos dar grandes passos na nossa propriedade”, sublinha. O bom momento da família Silvestrin tem como reflexo a ampliação da propriedade. Investimentos estão sendo feitos para alavancar os resultados e proporcionar mais qualidade na produção de suínos e leite.
As atividades
Conforme o produtor Mauri Silvestrin, atividade de bovinocultura de leite passa por um momento de recuperação. “Estamos conseguindo ter uma margem de lucro neste momento”, relata. Sobre a suinocultura, o produtor salienta que a atividade mantém uma trajetória de estabilidade. “Trabalhamos com a terminação e em todo esse período que estamos com a Copérdia sempre tivemos ganhos. O segredo é o trabalho é cuidar bem do que se tem”, finaliza.