A unidade da Copérdia do Mato Grosso do Sul foi representada no último dia 11 de abril, pelo Supervisor de Suinocultura, Rodrigo Rosa, no II Encontro de Lideranças da Suinocultura do MS, reunindo parlamentares, representantes do governo do estado, prefeitos, instituições financeiras e produtores rurais de diversas regiões do estado. O intuito do evento é debater o desenvolvimento do setor.
Esta foi a segunda edição do evento, que debateu, principalmente, a sustentabilidade da cadeia, por meio do PAS – Programa Asumas de Sustentabilidade, lançado no ano passado, que tem por objetivo a promoção de melhorias no desempenho ambiental, econômico e social da cadeia produtiva, desenvolver tecnologias e subsidiar políticas públicas que promovam a sustentabilidade. “A suinocultura do Mato Grosso do Sul, está em amplo desenvolvimento, podendo oportunizar as propriedades a terem mais uma fonte de renda, diversificando as atividades e agregando valor. Além disso, a importância de estar utilizando os dejetos do suíno, para usar como fertilizante nas propriedades, aumentando a produção da cultura a ser utilizada”, detalha Rodrigo.
No evento foram atualizados os dados do setor, enfocando temas como o desempenho da suinocultura, bem como os caminhos e as estratégias adotadas até aqui. Foram alinhadas ações futuras, para que a produção de suínos avance de forma sustentável. “Cada vez mais, precisaremos ter a conscientização sobre os desafios ambientais e para isso, as soluções sustentáveis, estarão cada vez mais no nosso dia a dia”, lembra o supervisor, mencionando a importância de boas práticas cotidianas alinhadas à inovação e tecnologia.
Grandes lideranças da suinocultura estiveram presentes, dentre elas, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes. O evento reflete a importância das questões abordadas, valorizando reflexões e abordagens inovadoras rumo ao futuro.