No dia 17, os alunos participaram da última aula do curso. A atividade foi conduzida pela professora Tainara Nesi, que proporcionou momentos de descontração e dinâmicas em equipe, e o ponto alto do dia: cada aluno apresentou o trabalho final, mostrando sua propriedade, família, e um aprendizado aplicado através do Unicoper em sua vida ou negócio.
Logo na sequência, entre os dias 21 e 23/10, a turma realizou a viagem para São Francisco do Sul – SC, onde participou de visita técnica à Indústria de Fertilizantes da Fecoagro.
O 1° Vice Presidente da Copérdia, Ademar da Silva, esteve acompanhando a aula, e se surpreendeu com a qualidade dos trabalhos apresentados. Ele acentua a importância desse projeto para levar mais conhecimento ao produtor. “É com muita satisfação que chegamos ao encerramento de mais um Unicoper, que veio para levar mais informação e conhecimento ao nosso quadro social. Em Capinzal, ficamos muito felizes ao observarmos o grande número de jovens que participaram. Muitos já assumiram as propriedades e outros já estão começando a fazer a sucessão. Esse é o objetivo nosso, ou seja, mostrar ao produtor a importância do conhecimento aplicado no dia a dia de suas atividades. O Unicoper é uma grande escola de formação”, pontua.
O aluno Willian Tonial Anacleto entende que o Unicoper é uma ferramenta indispensável para aprimorar o processo de gestão da propriedade. “Representa um novo passo para melhorar a gestão, visando sempre o crescimento e a parceria cooperativa e cooperado”, observa. A aluna Elaine Masson agradece à Copérdia pela oportunidade de ter acesso a novas informações através do Unicoper. ” Minha palavra é gratidão pelo convite. Foram seis meses de muito aprendizado. Em todas as aulas, consegui tirar algo que pudesse contribuir com minha empresa rural. Super recomendo para quem ainda não teve a oportunidade de fazer”, sublinha. Já o aluno Alan Rabaiolli também recomenda aos jovens do meio rural para que participem do Unicoper. “O Unicoper foi muito importante para mim, pois adquiri muito conhecimento e aprendizado e tudo isso está sendo colocado e agregado em meu negócio e também na vida pessoal. Gostaria de dizer que quem tiver a oportunidade de fazer no próximo ano que faça, pois não vai se arrepender. Agradeço a toda a equipe da Copérdia, especialmente à Silmara, por mais essa oportunidade”, finaliza.
O curso encerra oficialmente no dia 09 de novembro, quando será realizada a cerimônia de formatura desta turma.
O Unicoper
Um dos grandes compromissos da Copérdia é levar conhecimento, orientação e informação de qualidade aos associados e suas famílias. Por isso, sempre pensando em melhorar a qualidade de vida no campo, bem como a gestão e sucessão da propriedade rural, foi criado no ano de 2006, o projeto Universidade Copérdia (Unicoper).
O Unicoper é um curso de extensão, com foco na “Gestão e Sucessão na Propriedade Rural”, com carga horária total de 100 horas. Durante o curso, os alunos recebem tanto professores de insituições de ensino superior, quanto profissionais da Copérdia (todos com especialização) para ministrar as aulas, proporcionando um ambiente que mescla muito a teoria e a prática. Também durante o curso, que tem duração de seis meses, são realizadas visitas técnicas, e ao final é realizada uma solenidade de formatura.