Como o próprio nome já diz, Show Tecnológico do Oeste, o Tecnoeste é o evento que mostra o que há de inovação para o agronegócio. Na 16ª edição, que vai ocorrer no período de 15 a 17 de fevereiro, no parque do IFC Concórdia, a tecnologia estará ainda mais presente.
Durante o lançamento oficial do evento realizado em Concórdia, na terça-feira, 7 de dezembro, já foi possível perceber que vem muita novidade por aí. Com o parque do IFC revitalizado e ampliado, será possível mostrar muito mais equipamentos que facilitam o trabalho das famílias que se dedicam à produção agropecuária.
Entre os destaques tecnológicos que serão mostrados no Tecnoeste 2022 está o sistema de robótica para ordenha, uso de drones nas lavouras e energias renováveis. Os parceiros comerciais vão levar o que há de novidades em opções de sementes, máquinas, equipamentos e linha de biológicos para o controle de pragas.
O coordenador-geral do Tecnoeste, Flávio Zenaro, diz que muitas pessoas estão trabalhando intensamente para manter o padrão do evento, que é organizado pela Copérdia e IFC Concórdia. Toda a programação será voltada ao tema “Gestão, qualidade de vida e sucessão na propriedade rural”.
O presidente da Copérdia, Vanduir Martini, ressalta que a sucessão familiar é outro tema que terá grande relevância no Tecnoeste. “Precisamos discutir mais sobre a forma de transferir a sucessão para os filhos. Os jovens precisam ter expectativa para continuar no campo, por isso é importante a profissionalização”, afirma.
O diretor do IFC Concórdia, Rudinei Kock Exterckoter, enfatiza que o Oeste de Santa Catarina é um dos poucos exemplos em que agricultura familiar e agronegócio trabalham em sinergia. Na noite de abertura do Tecnoeste, praticamente todos os espaços foram comercializados, demonstrando o grande interesse das empresas em participarem do Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense.